Ops, esse site não funcionará corretamente no seu navegador pois ele não dá suporte ao JavaScript :c Sobre - Matheus Tomoto

Sobre

Sobre

Sou palestrante, escritor, empreendedor, coach e autor do e-book Inspirando Jovens de Sucesso. Veja o vídeo acima e descubra mais 😉

Projetos iniciados no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT.

Participei da construção de um barco autônomo, controlado por inteligência artificial (machine learning), que conquistou o prêmio de melhor projeto do mundo, em 2014, na convenção Maritime Robotx, em Singapura.

Também desenvolvi no MIT, junto a um seleto grupo de engenheiros, uma tecnologia capaz de transferir energia elétrica no ar e na água, sem o uso de cabos e fios, utilizando-se metamateriais. Fomos o primeiro laboratório do mundo a conseguir tal feito.

Dentre os projetos que mais me orgulho está o Inspirando Jovens de Sucesso. Ele foi criado quando eu estava realizando minha pesquisa no MIT, como forma de compartilhar todo o conhecimento aprendido com os jovens brasileiros. Atualmente, contamos com 34 voluntários, espalhados por todo o Brasil, e milhares de jovens impactados semanalmente pelas nossas ações. Segundo o Facebook, impactamos mais de 2 milhões de pessoas por semana. Nosso último post teve mais de 8 mil compartilhamentos e atingiu mais de 2 milhões de pessoas, em apenas 3 dias.

Projetos desenvolvidos no Brasil

No Brasil, trabalho como gestor do grupo B’Energy, sendo um dos pioneiros a desenvolver um projeto de carro elétrico no país. Recebemos o prêmio de terceiro melhor projeto do Brasil, em 2013, pela Society of Automotive Engineers (Associação dos Engenheiros Automotivos, em português).

Desde o meu retorno ao Brasil, tive a honra de trabalhar com uma equipe excepcional. Nestes poucos meses, pudemos trabalhar em mais de 300 projetos. Dentre estes, os que tive maior participação foram:  uma prótese de braço robótico com comando neural, um carregador wireless para celulares, um carro totalmente elétrico, o desenvolvimento de um dos primeiros Fab Labs do Brasil (atualmente o que contém o maior acervo de projetos já realizados no país!).

Fique ligado em nosso novo blog: www.matheustomoto.com.br

História

Com 9 anos de idade eu tive uma completa reviravolta em minha vida. Meus pais se endividaram e começamos a viver um período de grande dificuldade. A cada ano que se passava essa divida aumentava e cada vez mais as coisas começavam a faltar em casa. Vendo a necessidade de minha família, comecei a pensar em maneiras de trazer uma renda financeira para casa.

Foi então que, inocentemente, peguei um carrinho de feira, enchi de produtos de limpeza, e sai pelas ruas da meu bairro para vendê-los. Esta foi a primeira ação empreendedora que tive em minha vida, mesmo tendo recebido apenas 12 reais após um dia inteiro de trabalho. Tentei várias alternativas para conseguir uma rentabilidade, até que fui contratado por uma pequena oficina mecânica da região. Foi meu primeiro contato com máquinas industriais.

Trabalhei até os 17 anos, o momento em que percebi que a vida que eu levava não era boa. Eu estava infeliz, ‘escravizado’ pelo trabalho, e sem conseguir ver um futuro para o que eu fazia. Resolvi me esforçar mais nos estudos. Pedi aos meus pais para sair do trabalho… Comecei a estudar das 7 da manhã às 23h da noite e, depois de 12 meses, consegui entrar na faculdade, com uma bolsa de 100% (afinal, nem eu, nem minha familia tinham condições de pagar meus estudos).

Algum tempo depois, consegui outra oportunidade para ir estudar nos Estados Unidos, novamente com tudo pago (alimentação, hospedagem, passagens, livros, etc.).

Era a primeira vez que tudo parecia estar dando certo para mim. Escrevi a minha história de vida em uma carta e enviei para as 10 melhores faculdades de engenharia dos Estados Unidos. Um dia depois… eu tinha sido aceito em Harvard, Stanford, MIT, CalTech e todas as outras.

Eu poderia estar em algum outro país, mas escolhi continuar no Brasil porque acredito no potencial de nossos jovens. Quero oferecer aos jovens brasileiros a oportunidade de descobrir o potencial que cada um deles carrega dentro de si. Mostrar que é possível ter sucesso no Brasil e, principalmente que podemos ser protagonistas de nossas próprias histórias. Nós podemos criar nossas próprias oportunidades. Quero retirar o estigma de que o Brasil não é um país de oportunidades e que o exterior sempre possui as melhores propostas. Quero fazer parte da formação desses jovens que irão transformar o Brasil dos próximos anos.

Eu conto sobre essa trajetória na minha palestra no TEDxTalk Maringá e compartilho todos os detalhes e aprendizados no meu novo E-book, o Inspirando Jovens de Sucesso.

 

Baixe a versão gratuita do livro e receba agora nossa série especial de vídeos